Header

WHITE AMERICA [2002]

“White America” é uma música que serve como protesto político. Eminem começa com um senso exagerado de histeria, a fim de introduzir a idéia de patriotismo e esta é enfatizada pelo uso dos pontos de exclamação na abertura das duas frases. Ele segue isto com uma pergunta hipotética e usa o adjetivo “orgulhoso,” que é, mais uma vez, sugestivo de patriotismo.

Nós sentimos que estamos ouvindo a verdadeira voz da pessoa por trás do microfone, porque não há despeito ou raiva nestas palavras, mas um desejo intenso das pessoas ouvirem. Este é um dos poucos lugares onde as pessoas do mundo exterior são referidas simplesmente e claramente como “todo mundo” ao invés de “pequeno Eric” ou “os pais da América” e nós não nos sentimos provocados ou defensivos neste momento. Logo Eminem manda um refrão deliciosamente malicioso, onde nos é dito que este homem que foi dito pelo Congresso que ele “não é causa nada além de problemas” poderia ser “um de seus filhos.” Ele reforça esta ideia com: “Parece exatamente como o pequeno Eric.” Eminem deliberadamente provoca e ataca seus ouvintes. Ele se refere a eles como “América Branca,” que em si é um insulto, porque ele se refere a eles como um objeto coletivo, ao invés de as pessoas com suas próprias identidades individuais, e afirma que os seus filhos vão crescer para ser como ele. A semelhança física de Eric para o artista se destina a perturbar os muitos pais que são críticos de suas letras controvérsias.

O clipe foi feito 100% em animação, exclusivo para o Anger Management Tour e internet. O vídeo é uma dura crítica tanto ao governo dos Estados Unidos quanto a algumas camadas da sociedade americana. Algumas partes são bem violentas, como por exemplo a que faz referência ao massacre de Columbine. Em algumas partes chega até ser engraçado por causa das animações feitas.

Diretor: GNN (Guerrilla News Network)

Comentários

Comentários

você pode gostar também

Comments are closed.