Marshall Mathers Foundation
Além de ser um rapper de sucesso, Marshall Mathers III, mais conhecido como Eminem, também faz parte de obras de caridade. No entanto, ele prefere manter seus atos filantrópicos privado, de acordo com Howard Hertz, o secretário do Marshall Mathers Foundation.
O Mathers Foundation Marshall é uma organização de caridade dedicada à prestação de assistência aos jovens desfavorecidos e em risco principalmente em Detroit, Michigan e as comunidades vizinhas. A fundação já fez doações à bancos de alimentos e grupos de jovens e participa de captação de recursos com organizações como a Eight Mile Boulevard Association, ninemillion.org, Small Steps Project, Make A Wish Foundation e claro Marshall Mathers Foundation.
Hertz contou ao Crains Detroit que as razões do Eminem ajudar não incluem ele fazendo só para se aparecer. Em vez disso, o rapper de Detroit se envolve na filantropia simplesmente porque ele quer ajudar. No começo da carreira do Eminem, Hertz representou o produtor da gravadora que assinou o rapper.
Eventualmente, Hertz representou Eminem em alguns de seus empreendimentos pessoais, que incluem o Marshall Mathers Foundation. De acordo com a Hertz, as doações do rapper e sua fundação geralmente não são feitas sem a condição de que elas sejam mantidas em sigilo.
Eminem particularmente não acredita na “publicidade filantrópica.” No entanto, Hertz destacou que existem algumas obras de caridade que são públicas para alavancar contribuições adicionais.
Hertz também explicou que Eminem não da somente dinheiro para organizações. Como um artista, o rapper também tem focado na “narrativa em torno das necessidades dos jovens desfavorecidos em Detroit” e tem “ampliado a exposição para os parceiros do Marshall Mathers Foundation.”
O Mathers Foundation Marshall, que fornece fundos para organizações que trabalham com jovens em risco em Michigan e em todo os EUA, fez parceria com a Carhartt em 2014, marca de roupa premium na América desde 1889, para criar uma edição limitada da blusa com capuz da Carhartt onde todos os lucros foram destinados a Fundação.
“Esta parceria se resume em dois ícones de Detroit que trabalham em conjunto para ajudar as crianças em Detroit, o estado de Michigan e além,” disse Tony Ambroza, vice-presidente sênior de marketing da Carhartt. “Temos sido uma parte da área de Detroit por 125 anos e estamos orgulhosos com a parceria com organizações como o Marshall Mathers Foundation que brilha uma luz positiva sobre a cidade.”
A edição limitada, cinza com capuz e um zipper na frente, é leve e feito de uma mistura de 65% de poliéster e 35% de algodão. Ele tem um logotipo do Eminem no lado esquerdo do peito e nas costas uma impressão gráfica de uma bigorna com um “313” no meio. É cercada pelas palavras “Detroit, Michigan. 1889. 1999.”
“Nós escolhemos esta blusa especialmente porque é semelhante a uma blusa da Carhartt que o Marshall frequentemente usa no palco,” disse Ambroza. “Sendo que é parte de nossa linha Force de malhas, a blusa inclui nossa tecnologia FastDry para afastar o suor e nossa tecnologia StainBreaker para liberar manchas; além disso, é um vestimento confortável, o que é sempre popular com os clientes.”
Apenas 500 blusas foram fabricadas e vendidas por USD$79.00, e disponibilizadas através da loja oficial do Eminem no www.eminem.com.
Eminem deu uma mão também para o Downtown Boxing Gym, academia de boxe, em Detroit em 2015.
O programa do Downtown Boxing Gym, localizado no lado leste de Detroit, foi fundada em 2007 por Carlo “Coach Khali” Sweeney. Desde a sua criação, a academia possui uma taxa de 100% de graduados do ensino médio de seus alunos.
O envolvimento do Eminem com o Downtown Boxing Gym começou quando cenas de seu vídeo clipe “Guts Over Fear” foram filmadas na academia em 2014. A parceria rola simultânea com a participação do Eminem em “Southpaw,” filme de boxe estrelado por Jake Gyllenhaal o qual Eminem produziu a trilha sonora.
Eminem fez parceria com a marca de boxe altamente reverenciada, TITLE, para uma coleção de edição limitada de roupas e acessórios.
Com TITLE, o Shady criou uma linha de mercadoria oficial do “Southpaw” que inclui camiseta inspiradas em boxe, blusas com capuz e luvas de boxe autênticas. O design faz referências diretas a ao filme (Billy Hope, Wills Gym) e às músicas do Eminem para a trilha sonora (“Phenomenal,” “Kings Never Die”).
Para o lançamento limitado, a Shady Records também fez uma parceria com o Marshall Mathers Foundation do Eminem e o Downtown Boxing Gym. Downtown concentra no desenvolvimento de jovens em risco de sua cidade através de serviços comunitários e acadêmicos disciplinados combinados com um programa de boxe que ajuda na construção de caráter. Com sua conexão com o boxe e uma visão compartilhada em ajudar os jovens de Detroit, o Marshall Mathers Foundation não poderia ter encontrado um parceiro mais adequado.
Para beneficiar o programa de jovens do Downtown Boxing Gym, que ajuda crianças entre 7 a 18 anos de idade com acadêmicos e treinamento atlético, a Shady Records, TITLE e Marshall Mathers Foundation solicitaram doações dos fãs através do site klickly.com, entre 17 e 31 de agosto de 2015.
Os fãs que doaram foram inscritos para ganhar um par de luvas de boxe do “Southpaw” autografadas pelo Eminem. Dez sortudos foram escolhidos e um vencedor do grande prêmio ganharia uma carta escrita pelo Eminem.
Em maio de 2016 Eminem anunciou também o relançamento do “The Marshall Mathers LP” em fita cassete junto com uns itens para colecionadores. Por USD$313.00 você poderia comprar um tijolo da antiga casa do Eminem (que ficava na Dresden St. em Detroit) e a fita do MMLP. Outros ítens inclui um dog tag feito da madeira da casa e uma camiseta do álbum.
No site oficial do Eminem dizia, “Possua o seu pedaço de história com um tijolo autêntico dos restos da casa de infância do Eminem que foi destaque no The Marshall Mathers LP, e sua sequência. Cada um dos 700 tijolos vem com um certificado de autenticidade numerado que caracteriza a assinatura manuscrita de Eminem, e um compartimento de acrílico que apresenta uma placa comemorativa ao lado. Todo tijolo exclusivo vêm em uma embalagem preta elegante com obras de arte personalizada e uma descrição do projecto.”
Uma parte dos lucros foram para o Marshall Mathers Foundation.