Header

LIKE TOY SOLDIERS [2004]

“Like Toy Soldiers” é o quarto single do “Encore” (2004). A música usa samples da música “Toy Soldiers” da Martika, lançado em 1989 e possui interpolações do tema principal do filme “The Hot Rock” de 1972.

“Like Toy Soldiers” conta a história das tentativas do Eminem em acalmar uma comunidade violenta de rappers. Eminem fala abertamente sobre problemas com a revista The Source e seu editor Benzino, assim como a situação entre 50 Cent e Ja Rule e sua gravadora Murder Inc., a qual Eminem sentiu que foi muito além da treta do Jay-Z Vs. Nas. A música termina com o Eminem oferecendo uma trégua aos seus inimigos. Além disso, a música revela que Eminem havia tentado acabar com a rixa entre Ja Rule e 50 Cent, mas ele ficou louco quando ouviu o Ja Rule tirando sarro de sua filha em uma faixa chamada “Loose Change” – ( “Aquela merda do Ja, eu tentei acabá-la, já era tarde demais pra parar, há um certo limite que você não passa, e ele ultrapassou, eu o ouvi dizer o nome da Hailie em uma música e perdi a cabeça.”) Na música “Loose Change,” Ja Rule diz que Eminem afirma que sua então ex-mulher é “uma vagabunda conhecida” e sua mãe “uma viciada em crack,” e então lhe pergunta “então o que a Hailie será quando crescer?” Ao longo de sua carreira, Eminem, na maioria das vezes, apenas alude ao Suge Knight, completando a linha “minhas intenções eram boas, eu passei toda a minha carreira sem nunca mencionar…[Suge].”

O vídeo clipe foi lançado dia 3 de dezembro de 2004, e começa com dois rapazes, um branco e um negro, lendo um livro chamado “Toy Soldiers,” que contém a letra dessa música. Logo, no hospital, onde Eminem e outros rappers estão assistindo, em desespero, os médicos tentam salvar um membro do D12, Bugz (interpretado pelo Proof, também do D12), que foi morto em 1999. Eminem é então visto em uma série de cenas rimando em um beco deserto. É exibido também cenas de várias rixas mencionadas na música. Incluindo notícias, rappers batalhando em estúdios e encontros de rua. Perto do fim, Eminem está chocado vendo o assassinato do Bugz. A cena volta então para o hospital, onde Bugz morre, e termina em seu enterro.

50 Cent, Luis Resto, Dr. Dre, Obie Trice e D12 aparecem no vídeo. Os falecidos 2Pac, The Notorious B.I.G., Big L e Bugz também aparecem no final do clipe para mostrar as consequências fatais das guerras de rap.

Em um caso da vida imitando a arte, Proof foi baleado e morto no dia 11 de abril de 2006, após uma briga em uma balada em Detroit, Michigan. “No ano depois que ele (Proof) morreu, eu olhava para o teto e pensava sobre esse clipe (Like Toy Soldiers). Será que foi carma que fez isso acontecer na vida real? Fui eu? Você sempre quer apontar o dedo a alguém quando algo assim acontece, tá ligado?”

Diretor: The Saline Project

Comentários

Comentários

você pode gostar também

Comments are closed.